Moda X Tendência X Estilo

Hoje resolvemos trazer um assunto bem pertinente e que gera muita dúvida ainda: a diferença entre moda, tendência e estilo.

Muitas vezes ouvimos as pessoas falando e até mesmo lemos em vários lugares o uso equivocado dessas palavrinhas. Por isso estamos aqui para te explicar 😉

MODA está diretamente relacionada a uma época, não somente as roupas, mas tudo que caracteriza aquele período. Quando falamos em moda dos anos 90 por exemplo. Podendo ser atemporal, como alguns modelos de roupa ou estampa (poá, listras, xadrez e as estampas de animais) e as que duram algumas estações, o que podemos chamar de ‘modismo’. O que vimos acontecer muito é algum acessório ou roupa virar febre por ter aparecido em alguma novela, filme ou série e hoje também por conta das redes sociais. Quem aqui já não ‘enlouqueceu’ por alguma coisa que uma protagonista estava usando?! Vamos citar o tie dye que é a febre atual, por exemplo.

Já a TENDÊNCIA podemos dizer que é uma antecipação da moda porque ela surge por meio de pesquisas, análise de comportamento das pessoas e abrange um amplo conhecimento, mããããs ela pode não virar moda. Como exemplo podemos citar o que as pesquisas apontam sobre a cor que deve estar em alta para o inverno 2021, azul petróleo. Mas pode acontecer que no inverno de 2021 as pessoas acabem aderindo ao verde bandeira e não usarem tanto o azul. Como também pode acontecer de o azul reinar.

As tendências não irão direcionar um produto específico e sim algo mais “superficial”. Cores, modelagens, texturas. Com essas informações os designers de produto e de moda somam ao tema de sua coleção e aí sim produzem o que apostam.

Hoje a maior plataforma de tendências é o WGSN. Lá você vai encontrar tudo de mais novo em pesquisas com até 2 anos de antecedência. Muito conteúdo interessante para as previsões de consumo e design.

E finalmente ESTILO , nosso “preferido” por ser autêntico, único, e representar quem você é como um todo. É o famoso “street style” – que nada mais é do que aquela moda de rua cheia de personalidade. Estilo é algo que já é seu ou está dentro de você. Tem a ver com seu jeito, características, gostos pessoais, estilo de vida, humor, estado de espírito e tudo que te constitui. Nosso estilo pode sofrer influência de moda ou tendência mas nós não usamos a moda ou a tendência se não fizer sentido pra nós ou nosso estilo, sacax? É quando você sabe quem é, sua verdadeira identidade, sem se deixar afetar pelo meio. É quando você usa e ponto, se está na moda ok e se não está ok também. Se for tendência legal, se não for não tem problema. Você não deixa de usar ou começa a usar algo pelos dois primeiros conceitos que explicamos aqui no início do texto. Você usa o que te representa e ponto final. Isso é ESTILO!

Agora queremos saber: você está ou curte a moda, a tendência ou o estilo? Qual se identifica mais?

“Estilo é dizer quem você é sem precisar falar nada.”

Por: Erika Waterkemper e Luana Barbosa

Receba conteúdo com exclusividade

cadastre seu e-mail abaixo

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

VEJA MAIS...

Por que economizamos nossas roupas?

Você “economiza” sua roupa e usa pouco pra ela durar? Guarda para uma ocasião especial? Gentemmmm: por que a maioria de nós economizamos a roupa